O Curso Online de Atendimento ao Cidadão nas Organizações traz um conteúdo diversificado que ensina como promover o atendimento ao cidadão com eficiência e excelência. O curso investe ainda no desenvolvimento de uma cultura organizacional voltada para o cidadão, onde atender bem exige profissionalismo e constante aprimoramento e capacitação. Busca, além da melhoria do atendimento interno e externo, elevar o nível de motivação dos atendentes, destacando seu papel como agente transformador das relações entre o público e a organização.
O curso tem como objectivo dotar os participantes de competências para o atendimento ao público com profissionalismo e sucesso com vista a melhoria da qualidade dos serviços prestados.
Constituem finalidades de formação:
a. O aprofundamento do conhecimento na vertente de atendimento ao público, através do uso de um corpo teórico actual e interdisciplinar;
b. O desenvolvimento de competências analíticas, de avaliação e de reflexão crítica sobre situações concretas na área de atendimento ao público;
c. O desenvolvimento de capacidades e competências para o atendimento ao público de forma autónoma em diversas áreas de interesse.
No final deste curso os participantes estarão aptos a:
· Explicar o conceito de visão sistémica do atendimento público;
· Conceituar o que é um “bom atendimento”, listando a diferença entre atendimento e tratamento.
· Diferenciar eficácia, eficiência e efectividade considerando o papel do atendente e a importância do atendimento ao cidadão.
· Definir competência explicando quais são suas três dimensões;
· Descrever o processo de gestão da informação no âmbito do atendimento nas organizações;
· Explicar o significado da habilidade comunicacional no atendimento público ressaltando a sua importância;
· Diferenciar as atitudes, prontidão, cortesia, credibilidade e responsabilidade;
· Apontar as competências necessárias para que o atendente ofereça um bom tratamento e um bom atendimento ao cidadão;
· Explicar o papel do atendente no processo de formação das imagens que os cidadãos têm do atendente;
· Listar comportamentos que o atendente deve ter diante de reclamações ou situações extraordinárias;
· Defender a importância da ética e da moralidade no atendente;
· Reconhecer a importância da actuação ética do atendente para qualidade do atendimento nas organizações.
Este curso visa qualificar profissionais em atendimento ao cidadão. Assim, destacamos como destinatários:
a. Profissionais ligados ao sector público, empresas públicas e privadas;
b. Profissionais ligados as Secretarias Gerais das Organizações da Sociedade Civil e das Organizações Não Governamentais.
O Curso será leccionado em regime de ensino e aprendizagem a distância através da modalidade 100% online em ambiente de classe virtual, com recurso à plataforma de e-learning e os respectivos recursos tecnológicos adicionais em uso no Centro Tecnológico de Ensino a Distância (CTEaD) da Universidade Joaquim Chissano (UJC).
A realização de actividades teóricas assim como práticas poderão ser complementadas por encontros personalizados síncronos previamente calendarizados, para além dos normais síncronos e assíncronos.
O inicio do curso é antecipado por um módulo de Ambientação a Plataforma Moodle, totalmente virtual, com a duração de 1 semana, com o objectivo de ambientar os formandos quer ao Modelo Pedagógico Virtual e às ferramentas de e-learning necessárias à respectiva frequência.
A formação terá uma duração de oito (8) semanas com uma carga diária de duas (2) horas. As primeiras seis (6) semanas serão de aprendizagem profundamente teórica e prática síncrona e assíncrona. Uma (1) semana que centrar-se-á no processo prático de simulação do atendimento numa organização imaginária/fectícia tendo como produto final a apresentação e discussão aberta em fórum específico a se decidir no momento.
Neste curso a forma de trabalho utilizada compreenderá:
a. A leitura individual e reflexão sobre os conteúdos disponibilizados;
b. A partilha da reflexão e do estudo entre os formandos em grupos criados no processo de leccionação;
c. O esclarecimento de dúvidas nos fóruns moderados pelos formadores e;
d. A realização das actividades propostas.
A leitura e reflexão individuais devem acontecer ao longo de todo o processo de aprendizagem. Sem a leitura e reflexão, o participante poderá ter limitações nas discussões previstas em cada fórum, como também poderá ter dificuldades em realizar com sucesso as actividades programadas.
A aprendizagem está estruturada por Unidades Temáticas. Em cada unidade temática será criado um fórum moderado pelo formador e que permanecerá aberto ao longo de todo o curso para esclarecimento de dúvidas e dificuldades apresentadas pelos formandos, proporcionando assim uma possibilidade de interacção permanente dos formandos entre si e estes com o formador.
No |
UNIDADES |
TÓPICOS |
1 |
Visão Sistémica do Atendimento
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2 |
Competências Essenciais do Atendente
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3 |
Princípios éticos e legais
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Este curso será ministrado por um Formador qualificado e com experiência na formação prática em matérias sobre o atendimento ao cidadão.
As condições para a frequência do curso são as seguintes:
a. Conhecimento de informática na óptica do utilizador;
b. Conta de correio electrónico activa (caso não tenha, o CTEaD responsabiliza-se em criar e fornecer uma conta)
c. Acesso a um computador ou outro dispositivo com ligação à Internet (Smart Phone, Tablet, Ipad),
Para a fluidez da aprendizagem, os participantes terão ao seu dispor um manual do curso e diversos materiais em função dos conteúdos de cada unidade temática.
Os conteúdos estarão à disposição no campus Virtual da Plataforma 24 horas por dia, com acesso livre a qualquer momento. Os participantes terão também acesso a apostilas ou e-book, vídeos e outro material complementar, actualizado e de fácil compreensão.
No final do curso os participantes terão direito a um certificado impresso contendo as marcas da Universidade Joaquim Chissano.
O valor a ser pago para a frequência do curso é de 12500 Mt por cada participante.
Banco: Millennium Bim
Titular: Universidade Joaquim Chissano
Número da Conta: 489688205
O processo de inscrição é feito mediante o preenchimento da ficha de inscrição disponível no seguinte link: cursosdecurtaduracao_ctead@ujc.ac.mz ou info_dcrmctead@ujc.ac.mz.
Para mais informações contacte o Centro Tecnológico do Ensino a Distância - Departamento de Cursos e Recursos Materiais, através do telefone:
+258 84 56 97 70 0 + 258 84 62 21 19 7
+258 87 56 97 70 0 + 258 87 80 97 82 0