A gestão de documentos constitui uma das actividades mais importante que possibilita uma correcta tomada de decisão. Para tal, é necessário ter em consideração os procedimentos indispensáveis para uma efectiva gestão de documentos. Este curso, Gestão de Documentos na Administração Pública, apresenta uma concepção que, longe de ser a definitiva, pretende atender às necessidades de gestão de documentos na Administração Pública moçambicana, tendo em vista suas condições actuais à luz das normas vigentes ou em uso.
O curso tem como objectivo dotar aos participantes de procedimentos normalizados e modernos de gestão de documentos de modo a tornar a prestação dos serviços públicos mais eficazes e a servir cada vez melhor ao cidadão.
Constituem finalidades de formação:
o O aprofundamento do conhecimento na vertente de Gestão de Documentos e Arquivo na Administração Pública, através do uso de um corpo teórico actual e interdisciplinar.
o O desenvolvimento de competências analíticas, de avaliação e de reflexão crítica sobre situações concretas na área de Gestão de Documentos e Arquivo na Administração Pública.
o O desenvolvimento de capacidades e competências de Gestão de Documentos e Arquivo na Administração Pública de forma autónoma em diversas áreas de interesse.
A gestão de documentos constitui uma das actividades mais importante que possibilita uma correcta tomada de decisão. Para tal, é necessário ter em consideração os procedimentos indispensáveis para uma efectiva gestão de documentos. Este curso, Gestão de Documentos na Administração Pública, apresenta uma concepção que, longe de ser a definitiva, pretende atender às necessidades de gestão de documentos na Administração Pública moçambicana, tendo em vista suas condições actuais à luz das normas vigentes ou em uso.
O No final deste curso os participantes estarão aptos a:
o Conhecer o conceito básico de gestão de documentos e sua influência no processo decisório;
o Perceber que a gestão de documentos é uma actividade importante na gestão global de uma instituição com vista ao alcance dos seus objectivos;
o Descrever as principais vantagens da gestão de documentos;
o Entender quais são as fases de gestão de documentos e as principais actividades desenvolvidas em cada fase,
o Conhecer o conceito básico de classificação de documentos e seu contributo para uma maior eficiência na gestão de documentos a nível institucional;
o Perceber quais são as principais rotinas do processo de classificação de documentos;
o Entender os aspectos essenciais que compõem o Plano de Classificação de Documentos e como deve ser devidamente utilizado;
o Perceber qual é a importância do classificador de informações. Conhecer a importância da Tabela de Temporalidade de Documentos para as Actividades-meio da Administração Pública;
o Entender o processo de destinação de documentos e as suas respectivas rotinas nas fases corrente e intermediária;
o Perceber os procedimentos sobre a conservação de documentos por forma a garantir a sua melhor utilização.
Este curso visa qualificar profissionais ligados ao sector público em técnicas de gestão de documentos e arquivo.
O Curso será leccionado em regime de ensino e aprendizagem a distância através da modalidade 100% online em ambiente de classe virtual, com recurso à plataforma de e-learning e os respectivos recursos tecnológicos adicionais em uso no Centro Tecnológico de Ensino a Distância (CTEaD) da Universidade Joaquim Chissano (UJC).
O início do curso é antecipado por um módulo de Ambientação a Plataforma Moodle, totalmente virtual, com a duração de 1 semana, com o objectivo de ambientar os formandos quer ao Modelo Pedagógico Virtual e às ferramentas de e-learning necessárias à respectiva frequência.
A aprendizagem está estruturada por Unidades Temáticas. Em cada Unidade Temática será criado um fórum moderado pelo formador e que permanecerá aberto ao longo de todo o curso para esclarecimento de dúvidas e dificuldades apresentadas pelos formandos, proporcionando assim uma possibilidade de interacção permanente dos formandos entre si e estes com o formador. A formação terá uma duração de oito (8) semanas com uma carga diária de duas (2) horas. As primeiras seis (6) semanas serão de aprendizagem profundamente teórica e prática síncrona e assíncrona.
Uma (1) semana que centrar-se-á no processo prático de uso de técnicas de gestão de documentos e aquivo na administração pública tendo como produto final a apresentação e discussão aberta em fórum específico a se decidir no momento. A leitura e reflexão individuais devem acontecer ao longo de todo o processo de aprendizagem. Sem a leitura e reflexão, o participante poderá ter limitações nas discussões previstas em cada fórum, como também poderá ter dificuldades em realizar com sucesso as actividades programadas.
Neste curso a forma de trabalho utilizada compreenderá:
o A leitura individual e reflexão sobre os conteúdos disponibilizados;
o A partilha da reflexão e do estudo entre os formandos em grupos criados no processo de leccionação;
O esclarecimento de dúvidas nos fóruns moderados pelos formadores-tutores e;
o A realização das actividades propostas.
A leitura e reflexão individuais devem acontecer ao longo de todo o processo de aprendizagem. Sem a leitura e reflexão, o participante poderá ter limitações nas discussões previstas em cada fórum, como também poderá ter dificuldades em realizar com sucesso as actividades programadas.
A aprendizagem está estruturada por Unidades Temáticas. Em cada Unidade Temática será criado um fórum moderado pelo formador e que permanecerá aberto ao longo de todo o curso para esclarecimento de dúvidas e dificuldades apresentadas pelos formandos, proporcionando assim uma possibilidade de interacção permanente dos formandos entre si e estes com o formador.
01 . GESTÃO DE DOCUMENTOS
Conceito; Importância da gestão de documentos; Objectivos; Vantagens; Fases de Gestão de Documentos; Gestão de Documentos na Fase Corrente; Principais actividades desenvolvidas na gestão de documentos na fase corrente; Gestão de Documentos na Fase Intermediária; Gestão de Documentos na Fase Permanente.
02. CLASSIFICAÇÃO DE DOCUMENTOS DE ARQUIVO
Conceito de Classificação; Plano de classificação de documentos; Classificação por assuntos; As classes; Classificador de informações classificadas.
03. AVALIAÇÃO DE DOCUMENTOS
Avaliação de Documentos (Conteito e Objectivos); Comissões de Avaliação de Documentos; Princípios Norteadores da Avaliação; Requisitos para Avaliação de Documentos; Procedimentos na Avaliação de Documentos; Transferência de documentos; Recolha de documentos; Eliminação; Condições e Materiais Necessários para Avaliação.
04 . PRODUÇÃO E TRAMITAÇÃO DE DOCUMENTOS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Legislação Específica; Conceitos-chave; Importância da Comunicação Escrita na Administração Pública; Regras de Produção e Tramitação de Documentos; Formas de Correspondência.
Este curso será ministrado por um Formador qualificado e com experiência prática em gestão de documentos e arquivos.
As condições para a frequência do curso são as seguintes: Conhecimento de informática na óptica do utilizador; Conta de correio electrónico activa (caso não tenha, o CTEaD responsabiliza-se em criar e fornecer uma conta) Acesso a um computador ou outro dispositivo com ligação à Internet (Smart Phone, Tablet, Ipad).
Para a fluidez da aprendizagem, os participantes terão ao seu dispor um manual do curso e diversos materiais, incluindo legislação em função dos conteúdos de cada unidade temática. Os conteúdos estarão à disposição no campus Virtual da Plataforma 24 horas por dia, com acesso livre a qualquer momento. Os participantes terão também acesso a apostilas ou e-book, vídeos e outro material complementar, actualizado e de fácil compreensão.
No final do curso os participantes terão direito a um certificado impresso contendo as marcas da Universidade Joaquim Chissano.
O valor a ser pago para a frequência do curso é de 150000 Mt por cada participante.
Banco: Millennium Bim
Titular: Universidade Joaquim Chissano
Número da Conta: 489688205
O processo de inscrição é feito mediante o preenchimento da ficha de inscrição disponível no seguinte link: cursosdecurtaduracao_ctead@ujc.ac.mz ou info_dcrmctead@ujc.ac.mz.
Para mais informações contacte o Centro Tecnológico do Ensino a Distância - Departamento de Cursos e Recursos Materiais, através do telefone:
+258 84 56 97 70 0 + 258 84 62 21 19 7
+258 87 56 97 70 0 + 258 87 80 97 82 0